Montando Uma Subrede com NAT, DHCP e iptables

 

Gateway

Outro dia numa das minhas threads de atividades (um cara tem de ganhar a vida :P), tive de montar uma subrede num laboratório aqui da UFPE. Não foi nada extraordinário e o povo que mexe com Linux deve estar careca de saber como faz: só um servidor DHCP e Firewall com NAT. Mas como servidores não são minha praia foi uma novidade interessante e resolvi anotar como foi caso precise depois, provavelmente num dia em que já terei esquecido como fiz a primeira vez.😛

Tutorial no site do CInLUG:

 

4 pensamentos sobre “Montando Uma Subrede com NAT, DHCP e iptables

  1. Realmente… Mexo com Linux já faz um bom tempo…
    Mas mesmo assim tem muita gente que se enrola com Iptables apesar de não ter muito mistério…
    E sim estou ficando careca, obrigado por me lembrar de minha futura calvice😀.

  2. boa tarde pre3ciso de uma ajudinha

    meu server tem 3 placas de rede

    rede1- 192.168.1.0 (rede Interna)
    rede2- 10.1.1.1 (ADSL)
    rede3- 10.56.x.x (REDE_X)

    gostaria que os usuarios da rede1 podessem acessar os sites da rede3. Tudo que for com destino .gov seja redirecionado para rede 3. demais requisições use a rede2 q é a ADSL normal.

Deixe uma resposta

