Colligo, Tapioca, Python

Depois de entender e explicar o que era Tapioca, meus chefes no INdT (devido a minha condição de estagiário, quase todos são meus chefes :P) me destacaram pra ajudar Kenneth (que faz um código muito bom e foi muito paciente com minha lentidão inicial) no desenvolvimento do Colligo, uma aplicação de IM que usa o muito recente tapioca-python, que são os bindings python para tapioca-glib.

Os bindings para python também são trabalho do Kenneth, e conforme usávamos seus recursos no Colligo os defeitos iam aparecendo e sendo corrigidos, assim tapioca-python está ficando em muito boa forma. Lembrem-se, a melhor forma de aprimorar algo é usando, que por indução nos leva até o dito popular “Panela velha é que faz comida boa”. Voltando ao assunto, até a próxima sexta releases são esperados, e pacotes .deb não devem estar nada distantes.

Acredito que ter bindings python para qualquer biblioteca de mais baixo nível é muito importante, porque remove muitas barreiras para os desenvolvedores interessados em testá-la. A importância que o pessoal do GStreamer e do D-Bus dá à suas versões em python é um exemplo disso.

Agora o screenshot do Colligo (esta versão que eu estava trabalhando nesse sábado tem algumas coisas fora de lugar, mas segunda eu dou um jeito):

Colligo

Ah! Tinha esquecido a fama e a fortuna: meu nome apareceu no Planet GNOME! Isso porque o blog do Kenneth é agregado lá, aliás nesse post dele vocês podem ver mais screenshots.

Código:

Para instalar o Colligo você vai precisar dos seguintes componentes:

Quando tudo estiver instalado entre no diretório do Colligo e execute

python setup.py build
sudo python setup.py install

Isso colocará o Colligo no menu Aplicações->Internet.

O tutorial de instalação do tapioca deve ajudar um bocado, inclusive indicando as dependências. E meu tutorial também pode esclarecer um pouquinho. (Jabá!😉 ) Embora seja sobre a tapioca-glib pode servir para entender o tapioca-python, além de explicar alguns conceitos teóricos (e ter diagramas coloridos!).

[1] Gabble é um connection manager para redes Jabber, a versão indicada para download aqui é o release mais recente de quando esse post foi escrito, mas como ela está em intenso desenvolvimento, é bom dar uma checada nas últimas versões. Perceba que no tutorial de instalação indicado a versão usada é a 0.5.1, isso porque estava no Ubuntu Edgy e a versão da libdbus-glib-1-dev já não era suficiente da 0.5.2 em diante. Usuários do Feisty (ou aqueles que preferirem compilar tudo na mão) não devem ter esse problema.

Update: esqueci de mencionar que gabble passou a depender da telepathy-glib. O link já está na lista acima.

Update2: Graças a solotim no canal #tapioca-voip do Freenode percebi que o processo de instalação estava incompleto. Agora está legal. Brigado.🙂

3 pensamentos sobre “Colligo, Tapioca, Python

  1. Olá hackerfirefly (experimente dizer isso em voz alta! :P),
    em breve (não sei exatamente quando) teremos um release com pacotes .deb do colligo, tapioca-python, e tapioca-glib, em ordem de dependência. O Gabble já está nos repositórios do Ubuntu na versão 0.5.5.
    O suporte a voip e webcam estão sendo trabalhados na tapioca-glib, embora outras implementações da tapioca já tenham suporte, como você pode ver aqui:

    Assim que tivermos algo dou um grito.🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s