Morrer Seria o Melhor pra Você

Deve ter sido mais ou menos assim: à medida que o mecanismo lia a longa fita de dados, ia construindo a estrutura, e sendo não se perguntava se as mãos fariam falta, ou as pernas. Mas que mãos e que pernas, não constava nada disso na fita de dados, na verdade, de sua perspectiva ele estava orgulhoso da montagem ter sido perfeita.

Certamente o menino no metrô e sua mãe discordam totalmente da opinião do RNA sobre o que é um “bom trabalho”, tão bom que teve de ser complementado com pernas artificiais – um esforço humano para superar os “bons trabalhos” da natureza – mas ainda nenhuma solução para ele conseguir pegar em sua kombi verde de brinquedo, que a mãe segurava.
Fiquei me perguntando o que uma encarnação da ciência humana diria para ele:

– Filho, fizemos vários avanços na detecção de problemas genéticos como o seu ainda na gestação.
– Para curar?
– Um dia talvez, por hora é para avisar os pais que provavelmente vão matar a criança antes dela nascer.
– Mãe, você teria me matado se soubesse?
– … claro que não meu filho.

Não estou culpando ninguém, nem tendo pena, que é inútil, e se tivesse de ter seria da humanidade toda (começando por mim) que está exposta a todo tipo de mazela. O que fiquei matutando foi a precisão de minha percepção sobre as soluções preferidas serem as rápidas (“ele é só um embrião, nem vai saber o que aconteceu”) em lugar das difíceis (descobrir uma forma de crescer membros novos on-the-fly). Me pergunto se a ciência seria boa em resolver problemas mas ruim em estabelecer um equilíbrio entre as partes afetadas pela “solução”.

Mas… qual o objetivo desse post mesmo?😐

Deixe uma resposta

