MERP em Português

Estava tentando lembrar o que fiz numa das épocas que categorizo como “de vagabundagem” – alguma coisa entre um emprego, fazer um supletivo, outro emprego, estudar pro vestibular e tals. Numa dessas épocas, resolvi que ia traduzir MERP.

MERP, ou Middle Earth Role-Playing, da Iron Crown Entertainment, foi primeiro RPG ambientado naTerra-Média de Tolkien. Ele é da década de 1980, um tempo de macho, onde mestres e jogadores não tinham medo de montanhas de números e tabelas quilométricas. Onde você rolava um crítico (numa das muitas tabelas) que poderia dizer “Estripado, morre instantaneamente. 25% de chance de sua arma ficar presa no oponente por 2 rodadas” ou “Impacto através dos rins. +9 avarias. É derrubado e morre após 6 rodadas de agonia muito intensa”. Legal, hein?

Outra coisa que eu acho legal, em comparação com o jogo mais novo baseado no Senhor dos Anéis, é que ele usa ilustrações em lugar das fotos do filme. Algumas pessoas podem até gostar disso, mas acho que o filme engessou um pouco a imaginação visual sobre a Terra-Média, além dos livros desse RPG novo do Senhor dos Anéis parecer mais uma revista Caras com tantas fotos de gente famosa (na Terra-Média).

Um pouco de nerd pr0n com o livro básico da segunda edição de MERP pode ser visto no youtube.

A tradução levou quase um ano de trabalho (geralmente continuado por dias – traduzir, cair e levantar), tendo com base a segunda edição, conseguida na forma de um pdf escroto com umas coisas meio borradas no final; se me lembro bem a capa estava imprestável e por isso fiz uma nova. Também traduzi as figuras, adicionei uns apêndices úteis de outros materiais sobre a Terra-Média, como mapas e cronologias. Tentei ser fiel o máximo possível à diagramação original e penso que consegui.

Aí você pergunta se eu joguei? Nem uma vez. Até tentei, mas é sempre o problema do tempo-espaço-galera. Mas isso não me incomoda tanto. Eu fiz porque podia, e pra mostrar pra mim mesmo que podia. Então a versão traduzida do MERP repousou num cd-rom por longos cinco ou seis anos, e essa semana resolvi colocar online pra ser apreciado em toda a sua exuberância não corrigida ortograficamente; talvez até jogado.

A imagem da capa leva ao pdf de 7,124 KB no 4Shared.

MERP 2a Edição, em português
Update: Link pro download atualizado, agora sei que tenho de me logar uma vez por mês no 4shared. Agradecimentos ao Paulo que avisou do link quebrado.
Update: Fama e Fortuna finalmente! Cortesia de Pasupata do comentário logo abaixo e da MasmorraMERP – Em poruguês

30 thoughts on “MERP em Português

  1. Paulo,

    eu não tirei não, deve ter sido algum bot removedor escroto, ou alguém da Devir que denunciou :P.
    Vou subir o arquivo novamente amanhã (a conexão do trabalho é beeem melhor que a minha) e atualizar o link do post. Se mesmo assim der problema, faz outro comentário que te mando por email o pdf.
    E obrigado por ter avisado. :)

    A Ediouro publicou 4 livros-jogos da série Aventuras na Terra-Média:
    * Um Espião em Isengard
    * Traição no Abismo de Helm
    * As Minas de Moria (acho que era esse o título, mas se passava em Moria, no começo da 4ª Era)
    * Em Busca o Palantír (o único que não li/joguei :\ )

    Eles usavam uma versão ultra simplificada das regras de MERP e vinham com estatísticas e instruções pra usá-los com as regras de MERP.

    Além deles a Ediouro lançou “Senhor dos Anéis – Jogo de Aventura” com as regras dos livros-jogos e mais alguma coisa, e depois a aventura “Mais Escuro que a Escuridão”. Eram voltados pra iniciantes, mas me diverti bastante com eles, acho que pelo clima que os livros passavam (pelo menos pra mim).

  2. Cara, acho que traram novamente, tenta colocar somente as iniciais no nome do arquivo ou compacta-lo, tô precisando muito desse livro pra colocar no meu blog, ser você deixar… dá uma passada lá, tem muito material interessante.

  3. gente, joguei merp a algum tempo atras, cerca de uns 4 anos, e foi o melhor rpg q ja joguei!!!!
    qdo vi o link que estava traduzido fiquei louco, mas nao esta funcionando….
    se alguem puder me mandar o link ou me mandar a tradução pdf por email eu agradeço d+!!!!
    meu email e msn é danielgalvao2005@hotmail.com vlw!!!

  4. Pingback: Rpgvirtual’s Blog

  5. Fala xará, muito útil e boa essa sua idéia, mas tb não consegui baixar. Como sou um fã inveterado de Merp desde 1991(jogo até hj, QDO POSSO, eheh). Se puder me mandar, segue meu mail: kbelos@gmail.com

    “Fumble, a única coisa no Merp que vc ama e odeia ao mesmo tempo, te salva de um ataque de um Olog-hai, mas com certeza já te fez morrer p/ um ork nível baixo”.(Doidos por Merp)

  6. @Marcelo Rizzo: acabei de checar o link pra Masmorra (no último update do post) e consegui baixar o PDF do mediafire. Vou atualizar o link da figura também.
    É sempre bom saber que existem jogadores (mesmo que ironicamente eu nunca tenha jogado ><).

  7. Cara joguei o jogo e ele é igual ao livro original de capa vermelha , que eu tenho desde 1986……ótimo !!! mas um problema falta a página 3 do apéndice, tem como arrumar ela para ficar com meu livro completo ??

  8. Pingback: MERP em português « RPG Zine

  9. Pingback: MERP em português « Dire Beer Tavern

  10. Pingback: MERP em português

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s